Imagem capa - Fotografia de Parto por Danielle Bazzanella
Nascimento

Fotografia de Parto

A gravidez é um momento sonhado por muitos casais, o filho é a nossa extensão, a continuidade da nossa família... São 9 meses esperando pra viver o momento mais sublime, o encontro com esse tão grande amor.

Por isso, hoje quero falar um pouco sobre a importância de ter um bom registro desse grande dia e contar um pouquinho sobre a minha experiência com a fotografia de parto.


Muitos Pais estão vivendo essa emoção pela primeira vez, digo emoção porque no dia do parto é um turbilhão de sentimentos e preocupações, a atenção está toda voltada para a mãe e para o bebê e não podemos deixar a responsabilidade desse registro para o pai, que também está em êxtase com esse momento.

Você vai viver algo único, lindo e inexplicável, vai sentir a pele mais macia pela primeira vez ou segunda, terceira... vai escutar aquele chorinho tão carente, vai poder beijar e abraçar o grande amor da sua vida e vai poder ter todo esse encontro eternizado em fotografias se fizer a escolha de ter um profissional captando cada detalhe.


Eu como mãe digo, o momento mais lindo da minha vida foi quando meu filho nasceu, não consigo explicar a sensação ao ver ele chegando perto de mim e se aquietar e parar de chorar quando encostaram ele no meu rosto e ele pode escutar minha voz, tentando acalma-lo, eu estava vivendo algo que não voltaria jamais e hoje depois de 5 anos posso reviver todo aquele momento com as fotografias do parto.

É lindo sim, é muito emocionante e merece ter o melhor registro!


Temos Excelentes médicos na cidade que sabem bem a importância desse momento e de ter esse registro, nos auxiliam da melhor maneira, nos transmitem segurança e nos ajudam a ter uma fotografia única e especial para cada família, e isso é muito valioso para mim, como profissional, afinal dependemos deles também para que nosso trabalho fique do jeitinho que a família sonhou, pois não podemos interferir no momento, estamos ali para registrar o que acontece em uma sala de parto, não controlamos as enfermeiras e nem os médicos e não podemos parar o tempo ou pedir que façam diferente, por isso a nosso atenção é muito grande em cada segundo ali.


Para cada parto, é necessário consultar seu médico e informar da sua vontade de ter um fotógrafo no dia registrando, e ele irá fazer uma autorização para a liberação desse profissional no hospital de sua preferência.


Vou contar um pouco sobre a minha experiência com os 3 tipos de parto que já fotografei.

A cesariana é uma forma de parto realizada através de um ato cirúrgico, no qual é feita uma incisão no abdômen e outra no útero para se chegar ao bebê. Um parto Cesária dura em média 30 minutos a uma hora, e o fotógrafo entra na sala de cirurgia junto com o acompanhante logo após fazerem a anestesia na Mãe. A partir dali o tempo não para mesmo e nós estamos registrando tudo, o carinho que o pai faz na mãe, o trabalho dos Médicos e Enfermeiros e tentamos eternizar aquele tão esperado dia, assim que o bebê nasce os sentimentos explodem e a maioria não aguenta e como forma de amor, adrenalina e felicidade as lagrimas caem e comemoramos o dom da vida.

O bebê é levado pra perto da mãe onde ela vai poder vivenciar a melhor experiência da sua vida, essa hora não tem como não se emocionar também.

Depois acompanhamos o bebê na sua pesagem, medidas e se preciso banho. Depois ele é enroladinho em uma manta para ficar aquecido e ir pro colo do papai que já está babando a espera desse momento e vai pra perto da mãe novamente para mais uma vez aproveitar aquele momento. Logo em seguida o pai mostra para os familiares que geralmente já estão no "Babômetro" esperando para conhecer o mais novo integrante da família e a emoção continua, é lindo de ver!


Se tudo estiver bem com a mãe e com a criança, o Parto Normal é o mais indicado a todas, mas isso é uma decisão de cada um. Já fotografei alguns partos normais, geralmente nos deixam entrar um pouco antes na sala de pré parto para que possamos registrar essa fase das contrações e tudo que acontece em volta, o acompanhante, geralmente é o pai está ali dando força e depositando energia positiva para que a mãe consiga vencer essa batalha. A força e garra são determinantes e é emocionante ver como o corpo da mulher é perfeito, e o tempo para o bebê nascer varia de mulher para mulher, a dor passa assim que o bebê nasce e a emoção de ter trazido ao mundo o seu próprio filhos as tornam ainda mais fortes. A avaliação do bebê pelo pediatra é a mesma independente do parto.


O parto Humanizado é aquele em que as decisões da mulher são levadas mais em conta do que em um parto convencional. Isso significa deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizar um mínimo de intervenções médicas e apenas as autorizadas pela gestante, sempre levando em consideração a segurança e saúde dela e do bebê. Para isso acontecer, é preciso que ambos estejam bem e saudáveis, sem nada que exija cuidados extras. Hoje em dia existe até hospitais para esse tipo de parto, em Foz do Iguaçu ainda não tem até onde sei, mas já fotografei esse tipo de parto na casa da família, onde eles geralmente preparam uma banheira com água quentinha um ambiente climatizado com baixa iluminação e musicas que gostam de ouvir, para que a chegada desse amor aconteça da forma mais natural, geralmente uma Doula e uma enfermeira obstetra acompanham esse tipo de parto. Registramos tudo e todos e é lindo ver esse encontro.


Na água, na maternidade ou no centro cirúrgico, o seu parto deve ser da forma como você quer e sua saúde permitir.

E ter esse momento eternizado não tem preço!

OBS: lembrando que não sou Médica e não defendo nenhum tipo de parto, o que quero é que você possa independente do parto que escolher, ter esse dia registrado para sempre!

Fotografe o encontro com o amor da sua vida!

Obrigado

Danielle Bazzanella